O uso de cartões de crédito e de débito, tanto em lojas físicas quanto em lojas on-line, aumenta nesta época do ano em função das compras de Natal, do Réveillon e das férias escolares.

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o volume financeiro transacionado por meio de cartões chega a ser quase 40% maior em dezembro, comparado com a média dos demais meses.

É nesse período que aumentam os riscos de fraude e também o descontrole financeiro por parte de alguns usuários. Por isso, a Abecs preparou dicas para ajudar o consumidor a usar o seu cartão de forma planejada e segura. Veja:

Cinco dicas para usar o cartão sem comprometer o orçamento

1ª) Planeje suas compras. Faça uma lista do que precisa comprar e calcule o quanto vai gastar, sempre respeitando a sua capacidade de pagamento. O valor tem que caber no seu orçamento.

2ª) Não use o seu cartão como um complemento de renda ou segundo salário.

3ª) Informe-se sobre descontos, sorteios e promoções para as compras com cartão.

4ª) Fique atento: pequenas parcelas somadas se transformam em um "parcelão", que comprometerá o seu orçamento por vários meses. Lembre-se que em janeiro há despesas típicas de início de ano, como IPVA, IPTU, materiais escolares etc.

5ª) Pague a fatura do cartão no vencimento. Se não conseguir pagar o valor integral, lembre-se: no mês seguinte, tem que pagar o resto mais os juros.

Cinco dicas para usar o cartão com segurança

1ª) Perdeu ou roubaram o seu cartão? Ligue imediatamente para a central de atendimento da administradora e faça o bloqueio na hora.

2ª) Desconfie de e-mails que contêm oferta de produtos a preços muito abaixo do normal ou atualização cadastral. Podem ser e-mails falsos, com o intuito de capturar informações pessoais e de cartão de crédito.

3ª) Pesquise antes de comprar e só realize transações em sites de sua confiança ou que tenham boa reputação na internet.

4ª) Decore a senha. Nunca a guarde junto com o cartão, na carteira ou na agenda do celular.

5ª) Ao fazer suas compras, sempre acompanhe o cartão até o terminal. De preferência, peça que o terminal venha até você.

Também poderá gostar de...

0 Comentários