De olho nas oportunidades locais, o lançamento é parte da estratégia de globalização do veículo, que já está presente na América Latina com o EL PAÍS Américas

O EL PAÍS, jornal global de língua espanhola com maior influência e circulação na Europa e América Latina, anuncia para 26 de novembro o início da sua operação no Brasil com o lançamento do portal brasileiro do EL PAÍS. Para este projeto foi estruturada uma redação sênior em São Paulo, composta por 11 profissionais, além de um correspondente no Rio de Janeiro. A redação estará sob a direção de Luis Prados, que foi correspondente do EL PAÍS no México e responsável pela redação do EL PAÍS Américas.

Como mercado mundial estratégico e país que registra crescimento expressivo de acessos ao site em espanhol do EL PAÍS, o Brasil motivou a criação do site em português que terá reportagens próprias, a partir de informações internacionais. A página também contará com a tradução de conteúdo produzido pelos 350 jornalistas do EL PAÍS espalhados por todo o mundo, além da rede de correspondentes e colunistas, que incluem nomes como Mario Vargas Llosa, Moyes Naim, Rosa Montero, entre outros.

A expectativa do EL PAÍS é de que aconteça um crescimento expressivo de acessos a partir do Brasil. Atualmente, o jornal espanhol possui um público global, com cerca de 15 milhões de usuários únicos mensais (fonte: Comscore 2013), dos quais mais de 40% são provenientes de usuários de fora da Espanha.

“Nosso projeto no Brasil é de longo prazo e prevê investimento nos meios digitais, um mercado em constante crescimento no país. O nosso principal desafio é o de se adaptar a um novo público, já que no Brasil se faz um jornalismo abrangente e de qualidade. Queremos oferecer ao leitor brasileiro uma opção a mais de leitura sobre o que acontece dentro e fora do Brasil, por meio de uma cobertura pautada em profissionalismo, ética, inovação e, sobretudo, jornalismo de qualidade“, afirma Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo PRISA, empresa detentora do EL PAÍS.

Segundo Cebrián, a criação do portal brasileiro garantirá uma audiência relevante, o que permitirá a apresentação do EL PAÍS como um veículo de comunicação global em espanhol, e agora também em português, para um grupo de empresas e leitores com interesses dentro e fora do Brasil.

O Grupo PRISA, que detém a marca EL PAÍS, está presente em 22 países, entre eles o Brasil, com marcas como Santillana, Editora Moderna, Salamandra Editorial, Editora Objetiva, Editora Fontanar, UNO Educação, Richmond Educação, entre outras.

Sobre EL PAÍS

EL PAÍS é o jornal diário líder mundial em língua espanhola e referência de jornalismo no âmbito hispano-americano. Foi impresso pela primeira vez em 4 de maio de 1976. Na sua fundação, foi definido como um veículo independente, de qualidade, com vocação europeia e defensora da democracia pluralista. Hoje, o jornal segue fiel a esses princípios editoriais sem que isso o tenha impedido de adaptar-se aos novos tempos: pode-se ler em papel, na Internet, em qualquer formato eletrônico e por meio das redes sociais.

Com 15 milhões de usuários únicos por mês (dados de 2013), o EL PAÍS é líder mundial em imprensa online em espanhol. Cerca de 40% do total de leitores do portal são de fora da Espanha, o que colabora para sua definição como "o jornal global em espanhol". A sede administrativa do EL PAÍS está baseada em Madrid, onde está alocada a redação, escritórios centrais e um de seus parques gráficos. Conta também com uma estrutura similar em Barcelona; redação e edição em Bilbao, Sevilha, Valencia e Galícia. Além disso, o jornal possui sucursais em Washington, Bruxelas e México; correspondentes em Pequim, Jerusalém, Moscou, Berlim, Paris, Londres, Roma, Lisboa e Buenos Aires, além de uma rede de colaboradores em todo o mundo.

Além disso, EL PAÍS mantém acordo com jornais do Chile (La Tercera), México (El Economista), Argentina (La Nación), Estados Unidos (El Nuevo Herald), República Dominicana (El Caribe) e Peru (La República), onde é feita a distribuição em parceria com os veículos associados. Desde outubro de 2001, um suplemento em inglês do EL PAÍS integra a edição espanhola do International Herald Tribune e, com The New York Times, elabora um suplemento em espanhol com conteúdo exclusivo da publicação norte-americana.

Também poderá gostar de...

0 Comentários