Ao longo das últimas décadas, o assunto Recursos Humanos foi ganhando cada vez mais espaço entre profissionais e empresas. Anualmente, milhares de artigos e centenas de livros são escritos explorando o tema. Psicólogos, administradores, economistas e empresários de renome discorrem sobre o assunto abordando estratégias e fórmulas, até então “secretas”, para obtenção do sucesso profissional.

Mas, será que existe uma fórmula? Difícil afirmar que sim, pois cada empresa e cada indivíduo, como a própria palavra diz, têm suas individualidades, com características particulares e únicas. Porém, existem duas características que estão presentes em toda empresa ou profissional de sucesso.

Trabalho árduo. Faça uma análise das empresas e profissionais de sucesso que você conhece, com certeza todos eles têm essa característica, ou pelo menos tiveram para chegar à posição que ocupam hoje. Tentando contrariar esse ponto de vista, algumas pessoas relatam conhecer profissionais que trabalham pouco, mas que são bem sucedidos. Isto pode até ser verdade, porém, se você aprofundar seu conhecimento sobre este profissional irá descobrir que, por um longo período, ele trabalhou arduamente para chegar à posição atual e desfrutar de tal regalia.

Pode ter certeza, ninguém chega ao sucesso profissional sem percorrer um longo caminho. E esse caminho é difícil de ser percorrido! Experiência não pode ser comprada, apenas adquirida e ela é obtida a custo de muitos erros e acertos.

Berço de ouro, herança, nada disso faz um profissional ter sucesso. Claro que pode facilitar, encurtar o caminho, afinal as oportunidades podem surgir em maior quantidade. Porem, são muitos os casos de filhos de empresários bem sucedidos que, ao assumirem as empresas dos pais, reduziram-nas a pó.

Está comprovado, estatisticamente, que grande parte dos herdeiros têm insucesso com as corporações herdadas. Por isso, nem sempre é bom cortar caminho como abordado anteriormente, apenas a experiência traz competência.

Uma boa equipe de trabalho. Ninguém é nada sozinho. O empresário mais bem sucedido, da mais bem sucedida empresa do mundo, depende da recepcionista que atenderá ao telefone e direcionará a ligação para a área correta. O médico cirurgião especialista depende da anestesista, da enfermeira e da instrumentista para realizar uma cirurgia bem sucedida. Se um deles falhar, ele falhou. Assim como, caso sua secretaria não lhe transmita um recado, você não retornará à ligação, ficando mal visto por aquele que tentou contato.

Simples assim, dependemos de outras pessoas para sermos bem sucedidos. Então, temos que saber escolher quem trabalhará conosco. Esta escolha, em conjunto com a motivação e o relacionamento da equipe, são os principais fatores para obtenção do sucesso - tanto de uma organização, quanto de um profissional. Ninguém é especialista em Marketing, Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos, Segurança do trabalho, entre outras áreas fundamentais para tornar uma empresa acima da média. Profissionais altamente capacitados, especializados e comprometidos com sua equipe é o que diferencia uma corporação de sucesso das demais empresas do segmento.

Agora, se você ainda quer saber a resposta para a questão que dá título ao artigo que acabou de ler, junte trabalho árduo a uma boa equipe e estará muito mais próximo, não só da resposta, como da atingir esse objetivo.

Ricardo Karpat - É diretor da Gábor RH, Administrador de Empresas, especializado em Recursos Humanos, com experiência de 12 anos no segmento de condomínios. ricardo@gaborRH.com.br

Também poderá gostar de...

0 Comentários