A busca de um novo emprego ou até mesmo de novos desafios na carreira é uma fase difícil para todos, mas pode ser muito mais desafiadora para quem esteve afastado do mercado de trabalho por um determinado período. Seja por saúde, maternidade, casamento ou dedicação a outros projetos, em muitos casos retomar a rotina profissional é um longo caminho a ser percorrido.

O mercado corporativo detém diversas dificuldades e características e, por ser altamente competitivo, cobra dos profissionais sólidos conhecimentos e muita responsabilidade. A dificuldade de retorno pode ser atribuída a diversas situações, como falta de preparo para os processos seletivos, idade mais avançada, baixo conhecimento intelectual e currículo ultrapassado para os novos padrões. Por esses motivos, nada melhor do que focar em se preparar para atender aos requisitos e exigências das empresas.

Ser recolocado no mercado profissional requer uma série de preparações, mas o desafio de voltar ao trabalho pode ser uma oportunidade para guinar a carreira. Para se posicionar novamente no ambiente corporativo, o interessado deve manter-se sempre atualizado e demonstrar seus diferencias, como experiência adquirida e know-how em determinada área.

É necessário também se preparar para iniciar em novas funções, além de lidar com diferentes plataformas tecnológicas. Se reciclar com frequência, fazer uma especialização diferenciada e manter uma boa rede de contatos são pontos importantes para quem deseja se destacar, após uma temporada fora do mercado de trabalho.

Hoje, as empresas buscam profissionais atualizados não só em um segmento específico, mas que tenham também conhecimentos em macroeconomia e tendências em geral, como inovação e transparência.

Uma especialização na área, como o Pós-MBA, capacita o profissional que já possui formação acadêmica e que busca estar, ainda, mais preparado para retornar ou consolidar sua carreira no mercado corporativo. Esse tipo de graduação potencializa o perfil e o alto desempenho do executivo.

Quanto mais preparado estiver o candidato, maiores são as chances de conquistar uma boa posição no mercado, especialmente nos dias atuais, em que a demanda por mão de obra qualificada aumenta a cada dia.

Anna Maria Guimarães - É coordenadora do Programa Master (Pós-MBA) do B.I. International, uma das melhores escolas de educação executiva com foco em empreendedorismo e inovação do Brasil.

Também poderá gostar de...

0 Comentários