Quarta retração mensal consecutiva em 2013 deixa o indicador da federação com sua pontuação mais baixa desde julho de 2012

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no município de São Paulo (ICEC) registrou diminuição de 9,4% em julho, ao passar de 114,9 pontos (em junho) para 104,2 pontos, em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (total otimismo). Pela quarta vez consecutiva, o indicador mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou queda na pontuação, o que representa o nível mais baixo desde julho de 2012, quando estava em 105,4 pontos.

O indicador apresentou menos otimismo nos três subíndices que o compõem. Para a FecomercioSP, a retração está diretamente relacionada à deterioração do quadro macroeconômico atual - com a desaceleração no ritmo das vendas do varejo -, ao encarecimento do crédito e à perda do poder de compra dos salários.

O subíndice que apura as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) vem mostrando a maior variação negativa do indicador, com queda expressiva de 17,7%, ao passar de 89,4 pontos em junho para 73,6 em julho. Dentre seus itens, o que mais apresentou variação foi a percepção dos comerciantes em relação às Condições Atuais da Economia (CAE), que passou de 80,2 para 58,4 pontos em julho.

Já a Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) passou de 149,4 pontos em junho para 137,1 em julho, uma queda de 8,2%. Todos os quesitos que compõem o subíndice também registraram avaliações menos otimistas em seus resultados. A maior queda verificada foi quanto às expectativas dos empresários em relação à economia (Expectativa da Economia Brasileira - EEB), que passou de 145,2 pontos em junho para 129,2 em julho.

Por fim, o subíndice que mede o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), registrou declínio de 3,9%, ao passar de 106 pontos em junho para 101,9 em julho. A maior influência negativa foi registrada no item "novos investimentos" (Nível de Investimentos da Empresa - NIE), que passou de 107,7 pontos em junho para 101,4 em julho.

Também poderá gostar de...

0 Comentários