O crescimento de pessoas conectadas no mundo é atribuído ao uso dos dispositivos móveis. No Brasil, de acordo com a Anatel, o ano de 2012 fechou com mais de 260 milhões de linhas móveis ativas e 60 milhões de dispositivos móveis (smartphones, tablets, modens) com acesso a internet 3G. Neste mesmo ano, foram vendidos 3,1 milhões de tablets.

Segundo a IT Data, consultoria do mercado de tecnologia, a previsão é de que mais de 5 milhões de tablets sejam vendidos em 2013 no Brasil.

Com esse cenário, as empresas buscam formas adequadas de implantar e utilizar o tablet nas equipes de campo, principalmente marketing e força de vendas. Através dessa automatização, a empresa pode alavancar os seus resultados, obtendo maior produtividade devido à mobilidade das equipes, além de economia, inovação e sustentabilidade.

Um dos maiores benefícios da utilização do tablet é a possibilidade de exibição dos materiais promocionais ou qualquer tipo de apresentação, inclusive institucional, fazendo com que gradativamente eliminem a utilização de materiais impressos, e desta forma gerar uma redução significativa de custos.

Outra vantagem da adoção do tablet como ferramenta de promoção é o Closed-Loop Marketing (CLM), que consiste em fechar o círculo do marketing através de feedbacks do que está acontecendo em campo, para que internamente as equipes possam identificar e trabalhar ativamente nos GAPs e possíveis ajustes durante a campanha promocional.

Como isso funciona? Todas as ações realizadas em campo ligadas a apresentação e visitação das equipes são monitoradas através do tempo de exposição de produtos e frequência de apresentação das páginas do material, possibilitando colher a percepção do cliente em relação ao material promocional. A partir do momento em que são registradas essas informações no tablet a empresa recebe indicadores de gestão que podem ser utilizados para construir um perfil de cliente e refinar a estratégia de marketing para aplicar nas próximas visitas. É o começo da realização de um grande sonho das áreas de vendas e marketing, a promoção one-to-one, ou seja, o representante poderá utilizar um material promocional mais alinhado para cada perfil de cliente, fazendo com que a promoção seja mais assertiva.

Além disso, é possível atualizar os materiais promocionais de forma rápida e remota, conforme necessidades de promoções imediatas e reação frente aos concorrentes, o que é estratégico e vital no cenário atual.

Assim, o custo inicial da compra do equipamento tablet, é rapidamente compensado pela economia em custos de gráfica (impressão), logística (entrega para as equipes) e armazenamento (local, pelo distribuidor ou representante).

Diego Darli - É especialista em Tecnologia da Informação, com mais de oito anos de experiência em vendas e gerenciamento de projetos corporativos para grandes empresas nacionais e multinacionais. Darli é Diretor Comercial da Track Digital, empresa que possui em seu portfólio uma plataforma conhecida como Oráculo, onde é possível publicar campanhas e materiais promocionais remotamente e ontime, ter indicadores de Closed-Loop Marketing, gerir e abrir novos pontos de contatos e clientes e também de gerar pedidos de vendas.

Também poderá gostar de...

0 Comentários