Pode até parecer estranho dizer isso, mas, acredite, existem pessoas com medo de crescer profissionalmente, conquistar uma carreira de sucesso e, até mesmo, de ficar rico. Sabe o porquê de tudo isso? Inconscientemente, o nosso cérebro sempre buscará os caminhos já conhecidos, evitando o inesperado, pelo puro receio das consequências que essas ações inéditas podem trazer. Por isso, quem deseja ir além, precisa descobrir meios de quebrar essas barreiras internas, que causam uma autoderrota.

Render-se ao medo é um dos principais motivos que impede o crescimento pessoal e profissional. Infelizmente, existem muitas pessoas, que dominadas pelo medo, autoimpõem uma condição de fracasso. Geralmente, isso ocorre com quem nutre atitudes mentais negativas e gasta sua energia focada nos problemas e não em possíveis soluções.

Uma tendência natural de se perpetuar uma condição desfavorável é pensar "meus avós eram pobres, meus pais eram pobres, nasci pobre e vou morrer pobre". Se eu tivesse essa mentalidade, por exemplo, dificilmente teria iniciado meu projeto de vida, que acabaria se tornando uma empresa líder no setor de ensino de idiomas e profissionalizante. Ninguém nasce predestinado a ter uma condição financeira positiva ou negativa. Muito menos um futuro desfavorável, cheio de sofrimentos, angústias e aflições, tenho certeza que nem Deus se alegra com a miséria. Na verdade, muitas vezes, esse é o caminho daqueles que aceitam o caminho do menor empenho, esforço e trabalho.

Há também quem aceita a infelicidade como uma condição permanente e prefere dizer que a riqueza implicará em diversos desafios, como o risco da exposição e a consequente insegurança. O receio de um cenário de insegurança é tão grande que algumas pessoas, muitas vezes, não conseguem enxergar nada de positivo no sucesso. Criam assim barreiras para seu êxito em projetos que de outra forma poderiam beneficiar a elas mesmas e a sociedade em geral.

Não devemos deixar de fazer planos por conta dos obstáculos que podemos ter pela frente. Precisamos direcionar nossa energia para uma miríade de alternativas que o universo nos apresenta e nos benefícios que nossos projetos trarão futuramente para a coletividade. O medo paralisante impede que as pessoas enxerguem quantas coisas boas o sucesso pode proporcionar, não somente no aspecto temporal mas em projetos sociais e de desenvolvimento humano. Ter condições de possuir uma vida confortável, com capacidade de oferecer o maior grau de instrução aos filhos no Brasil e no exterior, são frutos que podemos colher quando batalhamos para conquistar nossos sonhos.

A decisão de crescer e prosperar é um ato que depende apenas de uma pessoa: você. O sucesso nunca será ruim, porém o caminho certamente será trabalhoso, desafiador e exigirá o melhor de você. Para ir longe, é necessário elevar os ideais e cultivar metas elevadas. A penúria tem que ser deixada de lado, afinal, a palavra tem um significado que vai muito além de uma situação financeira, ela afeta o interior do indivíduo e prejudica seu modo de pensar e agir. Quem aceita essa condição como estilo de vida, geralmente, opta por isso por seguir o caminho de menor resistência. Desafie-se, supere seus fantasmas imaginários e siga objetivos audaciosos!

Carlos Wizard Martins - É professor, palestrante especializado em gestão empresarial e autor dos livros "Desperte o milionário que há em você" e "Meu presente mais valioso", publicados pela Editora Gente.

Também poderá gostar de...

0 Comentários