O iPad foi lançado no ano de 2010, e de lá para cá, empresas buscam uma forma de entrar no mundo dos tablets. Portanto, tenho dois conselhos:

1 – Desenvolva e publique as informações institucionais, da oferta de produtos e serviços da empresa em um Aplicativo, funciona muito melhor que um site, pois quem utiliza pode simplesmente instalar e depois acessar offline quando tiver tempo, como por exemplo, em um voo;

2 – Compre um tablet agora para as equipes de vendas e marketing! Doe para instituições os notebooks e netbooks que as equipes atualmente utilizam, faça essa boa ação!

Nenhuma equipe comercial precisa de um notebook, ele é um lixo para vendas. Isso mesmo, um lixo! Imagine a cena, você é um cliente e recebe o vendedor, seu tempo é caro e raro, certo? Agora pense no tempo que demora só para iniciar o notebook, imagine o tempo que leva para o vendedor encontrar e abrir aquele Power Point básico, que não consegue potencializar o seu produto! É essa a percepção que você quer passar da sua empresa?

Sua equipe usa Visual Aids ou Folders? Já imagino o representante mostrando a apresentação em papel, que custou caro para a empresa e que irá parar no lixo. Desta forma, a mensagem transmitida é a de que sua empresa não é inovadora e muito menos sustentável.

Você quer passar uma mensagem legal para seu cliente de que seus produtos são inovadores e melhor que dos concorrentes? Ou, que sua empresa é consciente sobre as questões de meio ambiente? Então, utilize o tablet!

Você é um vendedor que está em uma empresa sem visão inovadora, e não vê perspectiva de troca de equipamentos? Vá agora comprar um, transfira as apresentações da sua empresa para o tablet e por conta própria, utilize ele como instrumento de trabalho. Pode ser Apple (iPad), Samsung (Galaxy tab), Motorola (Xoom), e tantos outros modelos disponíveis, se for necessário parcele em 12x. Te garanto que o próprio aparelho se paga com o aumento da sua efetividade em vendas. Conheço muito vendedor que não esperou a empresa comprar um tablet, e depois outros colegas de trabalho viram a diferença e adquiriram o aparelho, depois o gerente/chefe até chegar a uma situação que a empresa teve que adotar o tablet como ferramenta de venda oficial da empresa, inclusive, forçando equipes de marketing a criar conteúdos exclusivos para o tablet.

A área de marketing também tem seu desafio, pois pode criar conteúdos interativos usufruindo de recursos animados, vídeos e imagens. É um leque infinito de opções que podem ser explorada. Mas aí vem outro desafio, essas apresentações precisam ser pensadas na nova mídia, o tablet, e não simplesmente adaptadas do impresso para o digital. Nessa hora aconselho que as empresas busquem parceiros especialistas em mobile, como é o caso da Track Digital, agência digital e tecnologia da informação, especialista em tecnologias web, mobile e touchs.

Empresas especializadas poderão direcionar e desenvolver conteúdos mais atraentes e pensados no que o vendedor precisa ter em mão na hora da venda, por exemplo, que tal segmentar a linha de produtos da empresa em N segmentos para facilitar a busca da apresentação daquele produto. Agora é possível criar apresentações específicas por segmento de clientes, ou perfis de clientes, criar apresentações diferentes sobre o mesmo produto para vendedores de diferentes regiões, enfim são infinitas possibilidades que precisam ser pensadas, e nada melhor que uma empresa que já possui esse know-how.

Outro ponto importante é construir a biblioteca de materiais que pode ser utilizada de acordo com a necessidade do representante na frente do cliente, por exemplo, apresentar um testemunhal de outro cliente que já utiliza o produto ou serviço, material de treinamento de contorno de objeções e pontos fortes do produto, estudos que comprovem a qualidade e efetividade do produto ou serviço, entre outras dezenas de materiais que estarão ao alcance de um, dois, ou no máximo três toques do vendedor.

Diego Darli - É Diretor Comercial da Track Digital, é especialista em Tecnologia da Informação, com mais de oito anos de experiência em vendas e gerenciamento de projetos corporativos para grandes empresas nacionais e multinacionais

Também poderá gostar de...

0 Comentários