Coordenador Editorial da IOB Folhamatic, Edino Garcia, informa que contribuinte poderá ter problemas com financiamento de imóveis e viagens ao exterior

Até o momento, cerca de 13 milhões de contribuintes já entregaram a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, porém, esse número ainda não corresponde ao esperado pela Receita Federal do Brasil – RFB, uma vez que metade dos cidadãos ainda não entregaram o documento. O contribuinte deve remeter a declaração até 30 de abril de 2013, caso contrário terá problemas futuros e restrições econômicas. Vale mencionar que as consequências para quem não cumprir o prazo vão além do que muitos imaginam.

Os atrasados podem ter problemas para viajar para o exterior, comprar a tão sonhada casa própria e até contratar financiamentos, como explica o especialista da IOB Folhamatic, Edino Garcia: “A falta de entrega do Imposto de Renda pode resultar em grandes transtornos, como na hora de alugar um imóvel, por exemplo,” informa”. Hoje, as imobiliárias exigem vários documentos para a locação de um imóvel e, entre eles, está a declaração do IRPF. Caso o locador ou seu fiador não apresente-a, o contrato não poderá ser fechado com sucesso”, informa.

Segundo Edino, ao pensar em financiar um imóvel, o contribuinte também deve estar em dia com o fisco: “Caso contrário, essa pessoa poderá ser barrada logo nas primeiras etapas da aquisição do futuro patrimônio. Para a liberação da carta de crédito é solicitada a declaração do IRPF, uma exigência eliminatória para aprovação do financiamento. O Imposto de Renda é uma prova de que o contribuinte tem capacidade econômica de arcar com as parcelas”.

O cidadão que deixar de entregar a declaração também poderá ter suas viagens ao exterior comprometidas, já que para a liberação do visto, consulados de vários países exigem a apresentação do IRPF juntamente com o protocolo original de entrega a fim de garantir que o turista possui recursos financeiros para ir e se manter no local até o seu regresso.

Também poderá gostar de...

0 Comentários