Livro aborda o consumismo demasiado, mostrando o impacto do consumo perante as crenças e práticas religiosas

O mercado mundial com seus bens de consumo parece ser a panacéia deste século, a seduzir ricos e pobres, potências mundiais e nações carentes. Na expectativa de realização humana imediata, discursos críticos que apontem as dominações e os interesses do mercado já não obtêm a adesão de outrora. Não é educado duvidar de que seja possível ser feliz aqui e agora. Para tanto, basta consumir, e assim obter cidadania.

“Religião e consumo”, organizado por Maria Angela Vilhena e João Décio Passos, traz reflexões sobre a religião e a espiritualidade, mostra que para o homem moderno a felicidade pode estar ligada diretamente ao ato de consumir, tornando a cultura do consumo um valor, uma regra a seguir, e assim satisfazendo os seus desejos imediatos, o homem acredita poder conquistar o bem-estar. A felicidade do consumo instaura um estado de graça salvífica e atual que dispensa pensar em qualquer coisa que esteja fora do ciclo incessante do consumo-satisfação-insatisfação-consumo. O humano a ser buscado confina-se cada vez mais nos egos satisfeitos.

A obra ainda propõe uma aproximação crítica, dividida em três partes. Primeiro apresenta o atual estado da cultura de consumo, tal como se verifica em situações de hiperconsumo e subconsumo de bens materiais e culturais. Em seguida, analisa os vários sentidos e significados decorrentes do impacto desta nova sociedade sobre as múltiplas crenças e práticas religiosas e o influxo destas sobre a mesma sociedade. Finalmente, avaliando a questão à luz da tradição cristã, a obra oferece alguns fundamentos para a crítica ético-teológica desta cultura consumista.

Coleção: A coleção Religião e Universidade é um espaço a mais de divulgação da produção coletiva da academia. Seus livros querem ser expressão do intenso trabalho que vem sendo desenvolvido nos meios acadêmicos em duas direções complementares: 1) oferecer à sociedade um conhecimento mais amplo do fenômeno religioso contemporâneo; 2) acolher em nossos centros de pesquisa a palavra ética e sábia de nossas tradições religiosas.

Título: Religião e consumo – Relações e discernimentos
Organizadores: Maria Angela Vilhena e João Décio Passos
Editora: Paulinas
Coleção: Religião e Universidade
Formato: 16,5 x 24,0
Páginas: 272
Código: 522031
ISBN: 9788535632965
Preço: R$ 36,00

Os organizadores

Maria Angela Vilhela é Livre-docente em Teologia, doutora em Ciências Sociais e mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. É Professora Associada do Departamento de Ciências da Religião e do Instituto Teológico Pio XI do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Publicou por Paulinas Salvação solidária: o culto às almas à luz da teologia das religiões.

João Décio Passos - Livre-docente em Teologia pela PUC-SP, doutor em Ciências Sociais, mestre em Ciências da Religião e em Teologia, é Professor Associado do Departamento de Ciências da Religião e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP. Publicou por Paulinas Teologia e outros saberes.

Também poderá gostar de...

0 Comentários