O aumento da produtividade está ligado diretamente ao bom desempenho dos profissionais que compõem o quadro de funcionários de uma empresa. E para auxiliar as corporações de pequeno e médio porte nesta tarefa, a Coach Mariella Gallo, empresa especializada em coaching e desenvolvimento de pessoas com o objetivo de oferecer coaching de forma acessível, destaca sugestões para a implementação deste método de avaliação de desempenho.

"A avaliação 360 graus tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para a vivência corporativa dos colaboradores. É uma ferramenta rica em gestão estratégica de pessoas", explica a Coach Mariella Gallo, diretora da empresa.

Segundo a diretora, a avaliação também é conhecida como Feedback 360 Graus e proporciona ao colaborador feedbacks simultâneos de diversas fontes, vindo dos superiores, pares, subordinados, clientes internos e externos, portanto, o nome 360 graus.

Para a Coach Mariella Gallo, a avaliação, que é feita por meio de questionários específicos, aborda tanto a parte técnica quanto a comportamental. Esta ferramenta tem como foco desenvolver as competências necessárias dos profissionais para facilitar o alcance dos objetivos estratégicos da empresa e do profissional.

"Entendemos como competências a capacidade de comunicação, a liderança, o relacionamento interpessoal, em delegar, em saber dizer não, nas habilidades técnicas, na capacidade de resolver problemas, entre outros", comenta a especialista.

"É um dos métodos de avaliação de desempenho mais adequados para posicionar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa", completa a Coach Mariella Gallo.

Em uma avaliação como esta existem cuidados importantes. Primeiro, ensinar os profissionais que estão sendo avaliados a responder com clareza quais ações devem desenvolver e quais ações são os pontos fortes. Entre os exemplos, destaques para o saber ouvir atentamente o que está sendo passado, apontar as suas prioridades, ter clareza e objetividade no diálogo, além do equilíbrio ao se referir a assuntos fora de contexto.

Posteriormente, entregar o feedback 360 graus individualmente e pessoalmente, e dialogar sobre o resultado. E, por último, preferencialmente a devolutiva do resultado deverá ser feita por um especialista.

Já o resultado final da avaliação 360 graus poderá apresentar as informações necessárias tanto para identificar pontos fortes quanto de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário. Oferecendo dados para a elaboração de um plano de ação em relação à performance profissional e também do objetivo da organização.

Os feedbacks recebidos poderão ser utilizados para guiar o desenvolvimento profissional do avaliado, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança percebidos como essenciais pela empresa em que trabalha.

A implantação da avaliação de desempenho 360 graus facilita a identificação de qualidades do colaborador que muitas vezes não são destacadas em seu ambiente de trabalho, bem como as necessidades de melhoria pouco discutidas por seus superiores, por exemplo.

Após implementar as ações de melhoria individuais e coletivas, a empresa ganha produtividade, as equipes se fortalecem, os indivíduos trabalham em uma performance maior e a empresa ganha redução de turnover, colaboradores com alto desempenho e uma cultura de alto consciência.

Sobre Mariella Gallo

A Coach Mariella Gallo é uma empresa especializada em coaching e desenvolvimento de pessoas com o objetivo de oferecer coaching de forma acessível para pessoas físicas. Direcionada em auxiliar no desenvolvimento de indivíduos que queiram elevar seu desempenho pessoal e profissional, a empresa foi fundada pela especialista Mariella Gallo no início de novembro de 2012, com o propósito de atender clientes nas áreas de empreendedorismo, liderança, carreira, relacionamento, gestão de aposentadoria, entre outros.

Também poderá gostar de...

0 Comentários