Em geral, possuem um coeficiente intelectual normal ou acima da média, nem sempre têm diplomas significativos mas o que os diferencia são suas características pessoais.

Adaptam-se muito bem a situações complexas, possuem um grande espírito de síntese e uma capacidade natural de liderança. Apresentam uma vontade permanente de aprender, de progredir e de fazer os outros progredir também. Possuem grande propensão às relações internacionais e um gosto pronunciado por inovações e novos métodos de trabalho.

Usam seus talentos e capacidades para o planejamento, seleção, entrosamento e progresso de suas equipes e tornam-se assim fundamentais no desenvolvimento duradouro de qualquer escola, empresa ou governo de um país.

Estatisticamente, eles representam 5% da população mundial.

A principal característica de uma pessoa “alto potencial” é a atitude. Busca soluções inovadoras em prol de um grupo maior ou comunidade. Sua visão é mais abrangente, suas motivações geralmente são sociais. Marie-Josette Brauer coach de pessoas alto potencial cita como exemplo o caso de Malala Yousufzai, garota paquistanesa de 14 anos que levou um tiro na cabeça da organização radical Taliban por protestar em um blog, dizendo que queria estudar.

Nem sempre é fácil reconhecer um “alto potencial”. Às vezes, por apresentar características muito diferentes da maioria das pessoas são encarados com certa desconfiança, às vezes até rejeitados. Essas dificuldades no relacionamento tanto na família como entre os amigos ou colegas pode levá-los a se retraírem, passando a apresentar uma baixa autoestima, não utilizando plenamente seus recursos internos de sensibilidade, lucidez, intuição e ética.

Reconhecer essas pessoas é um dos desafios de nosso tempo.

Marie-Josette Brauer, personal coach de high potential, desenvolveu um programa de coaching que permite detectar, definir e desenvolver as características das pessoas alto potencial, orientando suas ações, competências e talentos, e alinhando-as com os relacionamentos e desafios profissionais. Ela comenta, “Perceber as características dessas pessoas, considerando que são características e não qualidades ou defeitos, e ainda alinhar suas competências aos relacionamentos e desafios profissionais é o principal desafio do programa de coaching High Potential” .

Saiba se você também é um High Potential. Faça o teste no site www.web-branding-coach.com

Marie-Josette Brauer - É doutora em Filosofia e Psicologia. Atualmente, concentra sua vasta experiência em trabalhar com líderes, executivos, high potential, mulheres, sêniors e jovens da geração Y, através de atendimento individual ou em grupo, workshops, treinamentos, palestras, artigos e internet.


Também poderá gostar de...

0 Comentários