Existe fórmula secreta para o sucesso de uma boa recolocação profissional ?

Não meu caro leitor. Não existe fórmula mágica para o sucesso de uma boa recolocação profissional.O que existe são fatores que, juntos, tendem a contribuir por demais com uma recolocação profissional de nível para qualquer perfil. Diariamente escuto de profissionais que os mesmos não conseguem colocar sua experiencia de 15... 20... 25 anos em duas ou três páginas para desenhar um novo currículo sem deixar de lado importantes resultados obtidos, atividades desenvolvidas. Alguns sequer conhecem a utilidade de uma carta de apresentação e como prepará-la. Boa parte confunde carta de apresentação com carta de referências profissionais.

Outros jamais fizeram uma entrevista de emprego pois, ou ficaram na mesma empresa por muitos anos ,ou sempre que recolocados utilizaram seu network pessoal ,o que minimizava a necessidade de uma apresentação dentro de um processo seletivo. Há também aqueles que sequer sabem como iniciar a divulgação de forma segmentada e eficaz no mercado, para onde mandar seu currículo e quais os veículos mais indicados para captação de vagas. Para profissionais que se encontram em situação igual ou próxima, existem empresas especializadas para apoiar este momento tão delicado.

Para os que não possuem recursos financeiros para a contratação de um serviço especializado, que possa contribuir em excelência nas ações e minimizar o tempo investido neste processo aí vão algumas dicas :

Dica número 1 - Não trate seu currículo como um panfleto nas ruas. Busque divulgá-lo de forma direta e, preferencialmente, a destinatários conhecidos e que de alguma maneira possuam alguma referência sua. É bom lembrar que a ansiedade de agilizar resultados pode fazer com que este currículo divulgado aleatoriamente vire rascunho na mesa de alguém ou seja tratado como spam.

Dica número 2 - Evite uma exposição comprometedora na internet: Em recente matéria em programa de alta audiência na televisão ,onde atores passavam-se por videntes, foi mostrado como é fácil conhecer a fundo uma pessoa utilizando as redes sociais.

Então se você se expõe de maneira inadequada lembre-se : cresce o número de empresas que se utilizam da internet para conhecer características extra técnicas de seus possíveis futuros colaboradores.A concorrência por boas vagas no mercado está cada dia mais forte.Não seja você mesmo seu maior concorrente.

Dica número 3 - Você não possui duas chances para causar uma primeira boa impressão: Quando você é chamado para uma entrevista de emprego, ou uma reunião inicial para conhecimento do seu perfil ,esteja um passo à frente dos fatos. Busque informações detalhadas de quem é esta empresa a qual lhe convida para uma entrevista ou reunião, quais tipos de serviços ela presta ou produtos ela vende para o mercado, quais são seu clientes ou parceiros comerciais. E depois de estudá-la a fundo busque refletir de que forma você pode contribuir para a organização para, caso questionado quanto a isso, possa transmitir uma idéia inicial de como sua experiência pode fazer a diferença.

Esta dica é muito importante pois digo isso usando a minha prática profissional como exemplo.Eventualmente ligo para profissionais para marcar uma reunião para conhecê-los um pouco melhor profissionalmente e explicá-los como posso contribuir através de meus serviços de assessoria de carreira e outplacement com suas recolocações profissionais no mercado de trabalho .E peço para que os mesmos visitem nosso site para conhecer anteriormente à reunião agendada um pouco de nossos serviços.Mando torpedos via sms para o celular deles onde explico que iremos conversar sobre minha proposta de serviços pedindo para que estes visitem o site da empresa anteriormente à reunião.

Mas mesmo eu pedindo ao telefone para que façam isso, alguns profissionais costumam simplesmente ignorar e virem até mim sem cumprirem com a orientação dada. Este mau hábito não deve ser seguido .

Dica número 4 - Ninguém irá aprová-lo em uma seleção por causa de sua insistência: Após fazer uma entrevista de emprego não fique ligando para o entrevistador para tentar ter um feedback da entrevista, se está aprovado ou não. Você conhece alguma história de alguém que foi aprovado em uma seleção e a empresa não lhe fez contato para avisá-lo que está aprovado? Se você for aprovado na entrevista certamente receberá o contato da empresa para a continuidade das demais etapas da seleção ou procedimentos de contratação.

Algumas empresas ainda não possuem o hábito de ligar para os participantes reprovados na seleção para comunicá-los de sua decisão. Entretanto o bom senso deve imperar a todo momento pois se você não recebeu um contato do selecionador há mais de 60 dias e ainda estiver "apostando suas fichas" em sua aprovação nesta seleção, estará perdendo tempo. Mas mesmo assim não deve ser você o responsável por cobrar que este conceito de feedback, mesmo quando negativo, faça parte da rotina do RH das empresas.

Filipe Cascardo de Oliveira - É diretor da RHX Assessoria - www.rhxassessoria.com.br

Também poderá gostar de...

0 Comentários