Nos últimos dias, tem-se falado muito sobre o anuncio do Facebook do lançamento do seu novo recurso, o Facebook Ofertas. Na verdade ele funciona como mais uma maneira de promover a sua empresa com anúncios do Facebook. Entretanto com essa ferramenta é possível adicionar um cupom de desconto que o cliente pode imprimir e utilizar no seu estabelecimento.

Ofertas estão disponíveis globalmente em todas as páginas com mais de 400 fãs. Para as pessoas que já curtem a página, ela aparecerá no feed de notícia como uma publicação. E para as pessoas que ainda não estão conectadas com a página, é possível mostrar a oferta através de anúncios. O Facebook já construiu um sucesso na plataforma de publicidade segmentada com os anúncios e agora, proporciona mais essa possibilidade de enviar cupons também ao publico segmentado.

Na primeira vez em que experimentar as ofertas, ela será gratuita, mas depois será exigido um orçamento. O valor pago tem como base o número de pessoas você deseja atingir.

Ao criar uma oferta, você pode usar um código de barras para verificação que aparecerá no e-mail recebido pelas pessoas que reivindicarem sua oferta. Isso facilita e agiliza a aplicação do desconto no caixa e o controle de resgates da oferta.

Quando um usuário participa da oferta, ele receberá automaticamente um e-mail com as informações da promoção. Este e-mail também pode incluir os termos e condições da oferta, a data do vencimento e código online ou código de barras para o resgate da promoção. Vale lembrar que o código de resgate será o mesmo para todos que participarem da oferta.

O método é muito semelhante ao de compras coletivas, colocando a responsabilidade sobre o anunciante. O Facebook funciona como um meio de “entrega” do anúncio.

A oferta ainda apresenta os tradicionais botões curtir, comentar e compartilhar. Ou seja, o potencial dessa oferta se tornar um viral é ainda maior com a possibilidade das pessoas compartilharem da oferta com amigos uma vez que, as pessoas tendem a participar mais quando recomendadas por um conhecido.

Cada empresa é diferente, e você deve experimentar as ofertas para descobrir o que causa as melhores reações em seus clientes.

Dicas:

  • Faça descontos significativos. Os descontos devem ser de, no mínimo, 20% do preço normal. Para apresentarem um resultado significante.
  • Simplifique. Descreva sua promoção de uma maneira simples e chamativa.
  • Use uma imagem chamativa. Evite usar o logotipo da empresa. Ao menos que a marca já seja bem conhecida. Utilize uma imagem em boa definição e certifique-se de que sua foto tenha uma boa aparência quando visualizada em miniatura.
  • Defina uma data de vencimento razoável. Dê às pessoas pelo menos alguns dias para ver e reivindicar uma oferta. Aproveite o marketing boca a boca dando tempo para sua oferta ser compartilhada entre amigos.
  • Promova sua oferta. Fixe a sua oferta no topo da página para chamar a atenção das pessoas.
  • Treine sua equipe. Certifique-se de que seus funcionários saibam os termos da sua oferta e quantas pessoas podem resgatá-la. Algumas pessoas imprimem a oferta enquanto outras podem mostrar a oferta em seus telefones ou tablets. 

Alessandra Sleiman - É sócia da empresa Mesa de Marketing e especialista em mídias sociais com ampla experiência em ministrações de cursos, consultorias, treinamentos, criação, implementação e gerenciamento de redes sociais.

Também poderá gostar de...

0 Comentários