O que é liderar nas empresas onde a geração Y começa a ascender, as funções começam a ser compartilhadas e o trabalho a distância já virou opção de muitos profissionais?

O mundo corporativo não é mais o mesmo. Mudou. A maneira de organizar e liderar pessoas ficou para trás e não se consegue mais basear sucesso empresarial com hierarquia e departamentos. O conhecimento enfim ganhou destaque e se sobrepôs ao capital financeiro, haja visto, que hoje, as maiores empresas, as que fazem parte do nosso cotidiano, surgiram nas garagens ou nos quartos das universidades americanas. Hoje, o conhecimento é o primeiro artigo no comércio em geral, é vendido e entregue, mas o dono continua com ele.

A nova liderança tem como grande desafio influenciar e mobilizar os colaboradores para que, motivados, sejam mais produtivos. O novo líder tem em sua marca a criatividade e precisa ajudar a criar, mobilizar as pessoas para que implantem as mudanças.

Sobre esse assunto, a Editora Évora traz o livro Liderança Positiva do professor Gilberto Guimarães, que logo na apresentação dispara: “liderança não é um dom, mas uma tarefa, função que pode ser aprendida. Para ter sucesso, um líder precisa, primeiro, conhecer-se muito bem, ou seja, saber como age e reage, o que sabe, do que gosta, o que quer, por que quer, etc. Em seguida, ele precisa aprender a conhecer muito bem os outros – como agem e reagem, o que sabem, do que gostam, o que querem, por que querem, etc. Algumas pessoas podem ter isso como uma característica pessoal inata, mas outras, sem esse dom natural serão obrigadas a desenvolver habilidades e competências.”

O professor apresenta capítulos que discutem a destruição criativa e a aldeia global de McLuhan, a evolução da liderança e seus diferentes estilos, as características e competências do líder e como torná-lo eficaz. O conceito da liderança positiva, a avaliação e o desenvolvimento de líderes, acompanhados de resultados financeiros coloca uma avaliação para que o leitor reflita sobre que tipo de líder ele é ou pode se tornar. O líder necessário ou o que vai fazer a diferença no mundo corporativo é o que reúne os pensamentos dos colaboradores e consegue convergir para um ponto em comum, transformando profissionais em equipes motivadas e produtivas.

Sobre o autor

Gilberto Guimarães (@GG_Guimaraes) é mestrando em Filosofia na Faculdade de São Bento. Concluiu MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), graduou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, cursou Psicanálise na Sociedade Paulista de Psicanálise (SPP) e fez vários cursos de especialização no Brasil e no exterior (França, Canadá). Possui muitos anos de carreira como CEO e diretor em grandes empresas multinacionais, tais como o Grupo Saint Gobain, Paramount Lansul, Grupo BPI e Unisys.

Professor em disciplinas de Gestão de Recursos Humanos, Liderança, Gestão de Mudanças e em Carreiras, é palestrante, coach, consultor, especialista em Liderança Positiva, Gestão de Carreira, Gestão de Mudanças e Negociação. Autor dos livros Esta desabalada carreira e Tempos de grandes mudanças e das colunas “Divã executivo” no jornal Valor Econômico e “CEO profissão perigo” no site da Você SA. Membro do Comitê de responsabilidade social da FIESP (CORES), atua também como conselheiro da Câmara de Comercio França-Brasil (CCFB).

Sobre o livro

Título: Liderança Positiva
Subtítulo: Para atingir resultados excepcionais
Autor: Gilberto Guimarães
Assunto: gestão, liderança, gestão de pessoas e equipes.
Preço: R$ 49,90
Páginas: 192
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-63993-37-3
Edição: 1ª
Acabamento: Brochura

               

Também poderá gostar de...

0 Comentários