O serviço de telefonia tem ocupado cada vez mais espaço no setor empresarial. A necessidade de comunicação instantânea e o investimento das operadoras de celular em planos corporativos colocaram no mercado proporcionam diversas opções de escolha.

Nesse cenário, empresários de todos os ramos e portes procuram alternativas que aliem qualidade de gerenciamento, produtividade e economia. Assim, a escolha da tecnologia e do plano de celular adequado pode fazer grande diferença para qualquer negócio. Antes de tomar a decisão, alguns fatores precisam ser analisados, sendo necessário fazer muita pesquisa.

Tecnologia

Atualmente, o mercado apresenta modelos para todo tipo de necessidade. O celular pode compactar tudo o que era feito em desktops, com fácil acessibilidade, a qualquer hora do dia, o que gera boa dinâmica. A operadora Nextel, por exemplo, trabalha com aparelhos de alta performance, com sistema rádio PTT, acesso móvel à web e mensagens com texto e imagem, aplicativo de e-mail, entre outras funcionalidades. Todos estes recursos podem ser explorados por empresas com baixo orçamento de TI e telecomunicação para equipar seus colaboradores com celulares mais econômicos, mas capazes de executar as tarefas rotineiras de negócios.

Equipe de trabalho

É preciso definir se cada função na empresa exige toda a sofisticação do aparelho. Um diretor, por exemplo, pode ter maior controle, mesmo à distância, do andamento da empresa, se tiver em mãos essas ferramentas. Funcionários de campo, normalmente, mantêm contato diário com clientes e com a própria empresa e também podem se beneficiar com estes recursos.

Planos

A concorrência abriu espaço para opções de planos bastante atraentes aos empresários. Qualidade e baixo custo de ligação, minutos de conversação ilimitados, controle de gastos, velocidade de acesso à internet, tarifa zero entre telefones da própria empresa, direcionamento automático de ligações, entre outros recursos estão disponíveis em todas as operadoras.

Saber quais são as principais necessidades do negócio – na questão de comunicação – é o primeiro passo antes de contratar um serviço. Se a telecomunicação é fator essencial no ramo da empresa, a aquisição de um pacote de serviços pode ser a melhor opção. Geralmente, a análise da conta telefônica fornece recursos para identificar os gastos e a melhor forma de economizar. Se a empresa gasta em maior parte com ligações de longa distância, o ideal é que se obtenha um pacote específico para essa necessidade.

O objetivo – importante frisar – é buscar o maior número de vantagens com o menor valor possível.


Créditos: Colaboração da equipe Nextel com o Diário Business.

Foto: Free Digital Photos


Também poderá gostar de...

0 Comentários