O LinkedIn, maior rede profissional do mundo com mais de 150 milhões de usuários, sendo sete milhões no Brasil, divulgou estudo sobre o comportamento de profissionais frente a negociações de carreira, como pedir por um aumento ou fechar um negócio, em cinco categorias: medo, ansiedade, confiança, empolgação e indiferença. Profissionais brasileiros apresentaram a maior porcentagem de participantes que admitiram sentir medo para negociar (21%).

Sobre o assunto, o consultor em gestão de carreira Eduardo Ferraz comenta que a falta de autoconhecimento e segurança emocional são fatores que realmente podem interferir nas negociações. Segue abaixo o comentário.

“O profissional que não se conhece, não tem convicções quanto às suas principais habilidades, talentos e capacidade intelectual, não vai se sentir seguro para negociar o que quer que seja – a escolha da profissão, um melhor salário, ou oportunidades que surgirem. É preciso entender o que nos motiva e o que nos impulsiona de verdade. O grande desafio é conhecer melhor nossas potencialidades para, sempre que possível, usá-las a nosso favor. Além disso, é importante desenvolver a força ou resistência mental. Pensar em situações de fracasso aumenta a sensação de derrota que, inconscientemente, produzirá ações que confirmem o fracasso, repetindo os mesmos reveses. Freud chamava esse mecanismo de ato falho - hoje conhecido como profecia autorrealizável: previsões negativas que sempre se cumprem para confirmar os prognósticos. Para interromper esse círculo vicioso, é importante entender as causas do problema para melhorar o que acontece no presente. É fundamental também ter segurança emocional para enfrentar situações difíceis sem demonstrar insegurança”, afirma o consultor.

Eduardo Ferraz - Consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente.

Para mais informações, acesse: www.eduardoferraz.com.br


eletronicos_250x250.gif

Também poderá gostar de...

0 Comentários