Uma das profissões mais procuradas por estudantes brasileiros é a de advocacia. O advogado desempenha um papel essencial para a administração da justiça em uma sociedade. Segundo especialistas, o Brasil será, dentro de alguns anos, a quarta economia do planeta. O aumento da demanda de profissionais em várias especialidades do Direito se dará pela melhora de condições de vida da população que buscará cada vez mais a peservação de seus direitos.

Um problema recorrente em todas as profissões atualmente no Brasil é a falta mão-de- obra qualificada. Um advogado não deve ter somente um currículo bom, outras habilidades devem ser tomadas em conta, como a noção de sustentabilidade, de globalização, conhecimento de idiomas, proatividade, assim como um direcionamento bem focado em uma determinada especialidade.

A grande quantidade de novos cursos de Direito no país implica um aumento de milhares bacharéis de Direito a cada ano. Esse fator torna o mercado de trabalho cada vez mais escasso, no entanto muitos destes profissionais apresentam uma formação insatisfatória e ficam em posição de desvantagem em relação àqueles profissionais esforçados e competentes. Por isso, o perfil de um bom advogado deve ser sério, comprometido com a ética profissional e sempre dedicado aos estudos.

Atualmente, a maior parte dos estudantes de Direito ingressam no curso almejando a aprovação em concursos públicos, visando principalmente à estabilidade financeira. Poucos desses bacharéis tem se interessado pelo exercício da advocacia, principalmente pela grande concorrência e questões salariais. No entanto, existem novas áreas que estão surgindo, como direito desportivo, direitos autorais, direito do consumidor, que podem ser opções para quem quer procurar boas oportunidades de crescimento profissional no campo da advocacia.

Especialistas apontam que para conseguir uma boa vaga de emprego na área de Direito, deve-se procurar ter uma boa formação, estar especializado, conectado com as novas tendências do mercado, ser proativo, esforçado e autêntico.


eletronicos_300x250.gif

Também poderá gostar de...

0 Comentários