A evolução do mundo virtual vem ocorrendo de forma cada vez mais veloz, alavancada pela Internet que alterou não apenas as formas de relacionamentos interpessoais, como também o modo de se fazer negócios. A convergência digital, evidenciada pela migração de tecnologias para os aparelhos móveis, a drástica redução de custos de aquisição de computadores, celulares e smartphones, entre outros devices, o crescimento da cloud computing, a popularização do acesso à banda larga e a globalização, são fatores que, no conjunto, contribuíram para dar maior poder de barganha e voz aos consumidores, invertendo, com isso, a relação de poder das empresas com seus clientes e demais parceiros de negócios.

Esse cenário tem levado muitas pessoas a se sentirem perplexas, em especial aquelas que não pertencem ao grupo de web natives, o que, em contrapartida obriga empresários, executivos, e principalmente os profissionais das áreas de marketing, propaganda e comunicação a aprender a utilizar novas ferramentas para lidar com essa realidade e obter melhores resultados. Foi com o propósito de dar uma visão mais abrangente do que tem sido feito nesse sentido a esses profissionais, em particular, e também a estudantes e demais interessados no assunto, que Sandra Turchi, consultora e professora de marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), escreveu o livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce (208 pag.), publicado pela Editora Atlas, que será lançado no dia 24 de abril, às 19h00, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731), em São Paulo.

Segundo a autora no livro são abordadas as principais estratégias digitais de comunicação, marketing e e-commerce, sem necessariamente prover ensinamentos técnicos a respeito dessas modalidades. “O foco é apresentar diferentes alternativas, expor experiências bem sucedidas (casos de empresas), dados atuais e, principalmente, suas implicações para o futuro dos negócios”, destaca.

Além dos impactos causados pelo aumento do uso das redes sociais e comunidades virtuais por todos os públicos, são abordados aspectos como a importância dos blogs na “democratização” da geração e disseminação de conteúdos; a expansão vertiginosa do e-commerce; o crescimento do uso das ações de mobile marketing e a utilização crescente de estratégias de entertainment e advergaming, entre outras iniciativas.

Um capítulo é dedicado à visão das agências e assessorias de imprensa sobre o uso da Internet para ações de relacionamento e as mudanças trazidas pela crescente utilização do Twitter, ferramenta que virou febre entre jornalistas devido à facilidade com que permite propagar informações e à agilidade que trouxe ao mundo das notícias.

Também são descritos casos de sucesso de companhias que utilizam os novos canais de relacionamento.“Hoje observamos empresas que estão colhendo excelentes frutos pela sua ousadia, inovação e pioneirismo, em consequência da aplicação das boas práticas em negócios na web, que têm investido no treinamento de equipes especiais, voltadas para desenvolver ações específicas, além de utilizar de forma consciente todas as ferramentas de relacionamento, divulgação e acompanhamento disponíveis” enfatiza Sandra.

Na avaliação de Moisés Rabinovici, superintendente de Comunicação da Associação Comercial de São Paulo e do jornal Diário do Comércio, que assina o prefácio do livro, as inovações só não congestionam a web porque ela não tem limites. “Cada dia fica mais difícil, ou impossível, manter-se atualizado. O mérito deste livro é o de flagrar, descrever e refletir o momento tecnológico que estamos vivendo. Cada um de seus capítulos surfa na crista da onda da atualidade, nas praias do marketing, Web 2.0, blogosfera, interatividade, mídia social. E traz cases. É didático: mesmo quem veio do telefone preto, como eu, consegue entender tudo. No final, o leitor terá avistado o horizonte em que já está surgindo o futuro, sempre renovador. E o receberá, preparado”, enfatiza.

Sandra revela que a ideia do livro surgiu a partir da vontade de transferir para o papel uma parcela dos seus conhecimentos e experiências profissionais, adquiridas ao longo dos anos e também para atender a pedidos de estudantes e profissionais que participam dos cursos e palestras que vem ministrando em todo o país. “Mas sua concretização só foi possível graças ao apoio e colaboração de várias profissionais que me deram inspiração, confiança e determinação”, conclui.

Informações sobre o livro:

Título: Estratégias de Marketing Digital e E-commerce
Autora: Sandra R. Turchi
Formato: 14 x 21 cm
Nº de páginas: 208
ISBN: 978-85-224-6935-2
Preço sugerido: R$ 45,00
Editora Atlas – www.editoraatlas.com.br



Também poderá gostar de...

0 Comentários