Pesquisar este blog

Carregando...

Uma aliança revolucionária entre grandes empresas e o setor público expandirá modelos efetivos de capacitação e colocação profissional, atingindo um milhão de jovens na América Latina e Caribe ao longo da próxima década.

O Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a International Youth Foundation (IYF) uniram-se hoje a cinco dos maiores empregadores da região, Walmart, Caterpillar, Microsoft, CEMEX e Arcos Dorados/McDonald's, para lançar uma nova parceria chamada NEO (New Employment Opportunities, ou Novos Empregos e Oportunidades). Essas cinco empresas juntas empregam atualmente quase meio milhão de trabalhadores na região. O Setor Social do BID terá um papel importante em trazer agências governamentais para essa parceria.

A NEO visa a melhorar em uma escala significativa a entrada no mercado de trabalho de jovens pobres e de baixa renda, reunindo atores importantes dos setores público e privado para proporcionar serviços de capacitação e colocação profissional para os jovens da região que tenham alto impacto e sejam relevantes para o mercado. Dentro desta iniciativa ambiciosa, o setor privado terá um papel fundamental em ajudar os governos a desenvolver estratégias para lidar com o desemprego de jovens na região.

“Por meio da NEO, empresas, governos e instituições de desenvolvimento trabalharão juntos para lidar com dois dos problemas mais urgentes que afetam nossa região: desemprego de jovens e demanda não atendida por trabalhadores qualificados”, disse o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, durante a Cúpula Empresarial das Américas.

“O anúncio que estamos fazendo hoje é apenas o começo. Convidamos governos e outras empresas e organizações a unir-se à NEO e ajudar-nos a fazer uma diferença na vida de centenas de milhares de jovens.”

Trinta e dois milhões de jovens na região (1 em cada 5 jovens de 15 a 29 anos) não trabalham nem estudam. Esse grupo de jovens desempregados está cada vez mais excluído da economia formal e em risco de se envolver com o crime, gangues, atividaades pouco saudáveis ou violentas. Ao mesmo tempo, uma pesquisa de 2011 com 40.000 empresas na América Latina e Caribe feita pela empresa de consultoria em força de trabalho Manpower revela que metade das empresas da região vem encontrando dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados.

A NEO abordará ambos os desafios lançando programas de capacitação de grande escala que proporcionem aos jovens habilidades técnicas e de vida a fim de ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. A capacitação será adaptada de modo a atender às necessidades dos empregadores da região e incluirá serviços de estágio e colocação profissional, fazendo a ligação entre os jovens e as empresas. Pelo menos metade dos participantes dos programas de capacitação da NEO serão mulheres.

Os parceiros fundadores da NEO assumiram um compromisso inicial de US$ 37 milhões em recursos monetários e não monetários para financiar programas de capacitação, estágios e colocação profissional. A parceria NEO é projetada para incluir até 1.000 empresas com presença na região, de grandes multinacionais a empresas regionais e locais.

Para alcançar escala, será necessária a participação de governos comprometidos com programas de capacitação de jovens que tenham bons resultados de colocação profissional. A NEO trabalhará com governos da região para difundir melhores práticas em programas de empregos para jovens.

“As empresas com visão de futuro que se uniram a nós como membros fundadores da NEO estão preparadas para investir nos jovens—não só para suas próprias necessidades de força de trabalho, mas também para o futuro da economia regional. Elas estão determinadas a capacitar jovens para empregos do século XXI”, disse Nancy Lee, gerente geral do FUMIN.

“Estamos orgulhosos de continuar trabalhando com a International Youth Foundation, que já é nossa parceira há mais de uma década. Esperamos receber outras empresas na NEO e trabalhar com governos em modelos eficientes e eficazes de capacitação de jovens que coloquem os jovens em empregos produtivos.”


revela100_300x250.gif

Também poderá gostar de...

0 Comentários