O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) lança amanhã (27/01) o “Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados” em evento gratuito em sua sede. “O manual não é uma lei, código ou regulamento. É um aconselhador de práticas usuais no mercado. Era a peça que faltava no arcabouço legal”, explica Diogo Canteras, diretor da consultoria Hotel Invest e coordenador da elaboração do manual.

Ao mostrar todas as etapas do projeto hoteleiro, o manual fornecerá referências e parâmetros para a estruturação do empreendimento. “Sugere que para cada empreendimento seja feito um estudo de viabilidade econômica com uma metodologia internacionalmente aceita, que é a do Appraisal Institute, dos Estados Unidos”, indica Canteras, acrescentando que o modelo é de fácil aplicação e permite comparar e medir a viabilidade econômica com clareza.

A publicação trata, ainda, da conveniência da contratação de uma operadora hoteleira e do asset manegement, que intermedia a relação entre os investidores – que, em alguns casos, chega a 300 investidores - e a operadora. “De uma maneira geral, o manual tenta ordenar a estruturação do empreendimento condo-hoteleiro e mostrar a importância da responsabilidade de cada envolvido neste projeto, desde o incorporador até as empresas de comercialização, que são as responsáveis pelas vendas pulverizadas”, disse o consultor, destacando a importância de se desenhar um material de divulgação com foco no produto de investimento.

O “Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados” é resultado do trabalho de um dos grupos de pesquisa do Núcleo Turístico-Imobiliário e Hoteleiro do Secovi-SP, em parceria com a diretoria de Flats do Sindicato, com a colaboração da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e do FOBH (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

“Isso demonstra a nossa preocupação em desenvolver este manual com um grupo multidisciplinar de excelência, como incorporadores, redes hoteleiras, consultores hoteleiros e advogados, com destacada atuação nos setores imobiliário e hoteleiro, o que proporcionou uma publicação de altíssimo grau de aprofundamento e com orientações para cada um dos participantes dos processos de planejamento, desenvolvimento e gestão dos condo-hotéis”, reiterou Caio Calfat, coordenador do Núcleo Turístico-Imobiliário e Hoteleiro do Sindicato, informando ainda que, a partir da posse da nova diretoria, no início de fevereiro, será transformado em vice-presidência de Assuntos Turístico-Imobiliários.

Informações e inscrições
Fone: (11) 5591-1304 a 1308 ou em www.secovi.com.br

Também poderá gostar de...

0 Comentários