Com projeções de crescimento de 2% na produção para 2012, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), as empresas se preparam para lançar novos produtos na "3ª Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão". A Semana representa três eventos já consolidados na indústria de embalagens: a Brasilpack, a Expografica e a Flexo Latino America.

Serão realizados simultaneamente entre 12 a 16 de março de 2012 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, as feiras criam um ambiente único, que atendem a indústria convertedora de embalagem, a indústria gráfica, chegando até o produto final.

A data para a realização foi estabelecida com base em decisões estratégicas da organizadora Reed Exhibitions Alcantara Machado, em prol das empresas expositoras. “Colocamos a Semana Internacional da Embalagem como primeiro evento do nosso calendário para impulsionar as vendas desde o início do ano. As nossas feiras costumam movimentar de três a quatro meses da produção total do setor e com esse estímulo o setor deve se manter em movimentação positiva ao longo de 2011", afirma Liliane Bortoluci, diretora da Semana.

Os números do setor justificam as expectativas para o evento neste, onde de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), as exportações de produtos gráficos totalizaram US$ 175,50 milhões nos primeiros oito meses de 2011. E foi justamente o setor de Embalagens que mais contribui para esse faturamento, sendo responsável por 35,7% do total exportado de produtos gráficos.

Na comparação do resultado do 3º trimestre de 2011 em relação ao mesmo trimestre de 2010, a produção da indústria gráfica mostrou crescimento de 9,1%. No acumulado dos doze meses, contados de outubro de 2010 a setembro de 2011, a produção da indústria gráfica brasileira apresentou crescimento de 2,3% em relação aos doze meses que o antecederam. Este resultado supera o verificado para a indústria em geral, cuja atividade apresentou crescimento de 1,6%.

Já o mercado de flexografia no Brasil tem crescido anualmente entre 6% e 8%, nos últimos quatro anos, inclusive, durante a crise financeira internacional, foi mantido 6% - percentual que representa a média nos últimos dez anos. A Associação Brasileira Técnica de Flexografia (Abflexo), promotora da Feira Flexo Latino América, projeta crescimento de 30% de área e 25% de expositores na edição de 2012.

“O Brasil vem demonstrando estabilidade econômica, o poder de consumo da população aumenta, a classe média e a expansão do crédito cresceram e, com isso, varejistas investem mais. Isso tudo se traduz para a feira como uma grande oportunidade para o mercado brasileiro de embalagens”, avalia Liliane Bortoluci.

Entre as inovações que estão sendo preparadas para receber os cerca de 30 mil visitantes destacam-se as embalagens de produtos eletrônicos com impressão flexográfica em até cinco cores com verniz; as embalagens-display, que vão direto da linha de produção para a gôndola, denominadas "shelf ready package"; as embalagens tipo bag-in-box para bebidas; e os displays para divulgação e promoção de novos produtos no ponto de venda.

Setores da Semana Internacional da Embalagem

Expográfica – Feira Internacional da Indústria Gráfica, Papel e Tecnologia
- Hardware e Software;
- Design;
- Pré-impressão;
- Impressão digital;
- Offset;
- Etiquetas;
- Rotogravura;
- Acabamento;
- Conversão;
- Papel;
- Material, acessórios e serviços.
- Publicações, entidades, bancos, entre outros.

Brasilpack – 8ª Feira Internacional da Embalagem
- Máquinas, equipamentos e sistemas para processamento, embalagem e envase;
- Materiais para embalagem (metal, plástico, vidro e papel);
- Acessórios e insumos para embalagem;
- Máquinas e equipamentos para embalagem e sistemas de reciclagem;
- Instrumentação, controle e sistemas;
- Logística;
- Materiais de pontos-de-venda;
- Bancos, entidades, publicações e serviços.

Flexo Latino América – 4ª Feira Internacional de Flexografia

- Pré-impressão
- Clicherias
- Fabricantes de fotopolímeros, máquinas e equipamentos para clicherias, softwares, hardwares, designers, etc.
- Impressão: máquinas impressoras de banda larga, banda estreita e papelão ondulado
- Equipamentos: equipamentos de controle, acessórios e periféricos
- Substratos: papéis, chapas de papelão ondulado, flexíveis, auto-adesivos, entre outros
- Insumos: tintas, vernizes, solventes, adesivos, produtos químicos, etc.

Serviço
Data: 12 a 16 de Março de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP - Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo - SP
Área Global de Exposição: 58 mil m2
Expositores: cerca de 500 expositores, de 28 países
Público: em torno de 30 mil visitantes/compradores, de 30 países
Periodicidade: Bienal
Entrada: Evento especializado com entrada mediante a apresentação de convite, não sendo permitido a entrada de menores de 16 anos.

Também poderá gostar de...

0 Comentários