O Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, realizou uma pesquisa com as empresas associadas à entidade localizadas em todo o País para criação de estudo de preço médio para a mão de obra de retífica de motor que servirá para consulta do consumidor e também para órgãos públicos terem como referência para elaboração de editais de licitação está disponível no site da entidade (www.conarem.com.br). O trabalho iniciado em fevereiro de 2011 contou com a contribuição do Sebrae, considerou os valores da aplicação das peças novas e teve como base a lista referencial de tempo de execução de serviço em motor nas linhas etanol, flex, gasolina, levando em conta a versão do veículo e motorização (número de cilindro e válvulas). Também foram relacionados 61 tipos de serviços na área motor.

A linha diesel foi dividida em modelos de motores (número de cilindros, tipos de injeção) e tem cadastrado 105 tipos de serviços.

O estudo visa orientar o consumidor sobre o custo médio do serviço cobrado pelas retíficas, possibilitando fazer comparativos de orçamentos e também contribuirá para a melhoria da gestão das oficinas no Brasil, criando parâmetros que contribuem para o desenvolvimento do setor. O portal também possui banco de dados com informação técnica de mais de 3.368 motores para consulta.

O setor de retíficas no Brasil tem evoluído nos últimos anos e o Conarem tem realizado um trabalho permanente de aperfeiçoamento e especialização de sua rede de retíficas e já possui parcerias com vários fabricantes importantes de peças para motor, como MWM International, Mahle, Garret e a Metalúrgica Riosulense.

As vantagens da retífica no motor ante os remanufaturados - Além prolongar a vida útil do veículo, a retífica do motor tem um custo bem inferior ao da troca por um motor remanufaturado. De acordo com o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, o serviço para a realização da retífica fica 20% do valor do motor novo e mais econômico do que a troca por um produto remanufaturado pelo fabricante na rede concessionária de marcas.

Também poderá gostar de...

0 Comentários