O Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica cresceu 0,2% em novembro de 2011 frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,0. Foi a quarta variação mensal positiva consecutiva do indicador.

Como, pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, este resultado sinaliza que, após a estagnação observada durante a segunda metade de 2011, a economia brasileira deverá recuperar sua trajetória de expansão já a partir do primeiro trimestre de 2012.

A adoção de medidas monetárias (reduções da taxa básica de juros e reversão das medidas macroprudenciais) e fiscais (redução de IOF nos empréstimos às pessoas físicas, reduções de IPI na linha branca etc.) de estímulo ao crescimento econômico, bem como o aumento de 14,3% do salário mínimo, estão entre os principais fatores que deverão produzir impactos favoráveis sobre a trajetória de crescimento da economia neste ano de 2012, observam os economistas da Serasa Experian.

Também poderá gostar de...

0 Comentários