Como parte do esforço para formar e treinar mão de obra especializada no software Cimatron E, dois cursos estão sendo desenvolvidos pela Cimatron nas cidades de São Paulo e Joinville, em Santa Catarina, em parceria com a Escola Técnica Laurentino de Freitas e o SENAI.

Em Joinville, o SENAI já iniciou o treinamento de 10 professores para a aplicação do Cimatron E em modelagem e usinagem. A região é estratégica para o setor, reunindo mais de 200 empresas de ferramentaria.

Os professores do SENAI estão sendo treinados pela Cimacad, distribuidora da Cimatron para todo o estado de Santa Catarina.“O interesse é muito grande e em outubro deverão ser iniciadas as primeiras turmas de Qualificação. O curso de 100 horas, realizado aos sábados, é aberto a todos os interessados ”, informa Daniel Aviz, consultor em Metal Mecânica e coordenador do Laboratório de Prestação de Serviços do SENAI de Joinville.

O software vai fazer parte ainda do currículo regulamentar de formação técnica de ferramenteiros do SENAI. Os cursos têm duração de dois anos e turmas de 16 alunos.

Em São Paulo

Na capital paulista, a Escola Técnica Laurentino de Freitas vai introduzir o software no curso de projetos de moldes para termoplásticos, garantindo facilidades técnicas para as turmas de 20 alunos. No curso, esses alunos conhecem os moldes que existem para termoplásticos, sistemas de alimentação, refrigeração e extração, além de projetos de moldes com câmaras quentes, usinagem e materiais para fabricações dos moldes.

“Os alunos vão usar o CimatronE quando começarem a projetar. A médio prazo, a idéia é criar um Centro de Treinamento Cimatron, introduzindo o software em cursos de usinagem e ferramentaria, expandindo, assim, sua utilização além da área de plásticos”, informa Alexandre Farhan, diretor proprietário da Escola Técnica Laurentino de Freitas.

A introdução do Cimatron E vai permitir o aprimoramento técnico dos alunos. “O uso do software vai dar maior qualidade ao curso, porque a prova prática final é fazer um projeto de molde e até agora não era utilizado nenhum software. Cada aluno fazia o projeto com o que já conhecia e teve gente que desenhou o projeto na prancheta” , conta Eduardo Fernando da Hora, tecnólogo em processo de produção e instrutor da escola.

Software inovador

Redução de custo, aumento de produtividade e redução do tempo de fabricação, são alguns dos principais diferenciais que as soluções da Cimatron oferecem aos seus usuários. Voltado principalmente para o mercado de ferramentaria, o CimatronE é um produto que agiliza o desenvolvimento do projeto e a fabricação de moldes e ferramentas.

A sua mais nova versão, o Cimatron E10, oferece melhorias significativas que permitem maior velocidade no projeto de moldes, de matrizes e usinagem em geral, além de aumentar a qualidade do projeto como um todo.

Essas melhorias têm impacto no tempo global de entrega, beneficiando especialmente os clientes que utilizam a solução completa Cimatron, diminuindo o tempo de projeto de moldes e matrizes e, ainda, reduzindo o tempo de usinagem.

Sobre a Cimatron

Com mais de 28 anos de experiência e mais de 40 mil softwares instalados em todo o mundo, a Cimatron é líder em fornecimento de soluções integradas de CAD/CAM para moldes, e matrizes de estampo bem como manufatura de peças em geral. Fornece soluções abrangentes e de baixo custo que agilizem os ciclos de fabricação, permitam a integração com fornecedores externos e, ainda, reduzam o tempo de entrega do produto.

Sua linha de produtos inclui as marcas CimatronE e GibbsCAM com soluções para projetos de moldes, matrizes de estampo e de eletrodos, usinagens de 2,5 a 5 eixos, eletroerosão EDM , tornos, centros de torneamento em geral, centros de usinagem de 2,5 a 5 eixos, máquinas de usinagem multi-tarefa e centros de usinagem em geral. As subsidiárias da Cimatron e sua rede de distribuidores atendem e suportam clientes nas mais diversas indústrias como automotiva, aeroespacial, médica, consumo, eletrônica, e outras indústrias em mais de 40 países.

As ações da Cimatron são negociadas na NADASK sob o símbolo CIMT.

Mais informações: http://www.cimatron.com/

Também poderá gostar de...

0 Comentários